Tai Chi

O Tai Chi (TaiJi) é uma arte marcial chinesa interna, onde se aprendem determinadas formas – conjunto de movimentos lentos e sequenciais, rítmicos e precisos. A sua eficácia reside no domínio e utilização do Chi ou Qi (energia).

O Tai Chi é uma via para o crescimento holístico e tem como objectivo último o desenvolvimento físico, psicológico e espiritual do praticante. Para além dos benefícios claros para a saúde física e psíquica, a prática do Tai Chi é um processo de auto-descoberta que leva a uma consciência plena da unidade corpo-mente em cada um de nós. É assim estimulado o desenvolvimento pessoal dos praticantes, através de uma maior auto-consciência e da compreensão das próprias dificuldades.

Na prática do Tai Chi, o Mestre Xuan Wu insiste na necessidade de treinar descontraído e relaxado, deixando a respiração fluir naturalmente, por forma a deixar circular a energia. Mas para que tal aconteça, há que treinar, e treinar, e treinar, e treinar…

A correcta postura do corpo e a essência dos movimentos vão-se adquirindo com a prática quotidiana do Tai Chi, de forma natural e prazenteira. Se no início fazemos um esforço consciente para aprender as formas e as posturas, vamos pouco a pouco adquirindo leveza e naturalidade, o corpo vai reconhecendo as posturas e a respiração como naturais, e realizamos as formas cada vez mais descontraidamente.

A essência das posturas e do movimento na prática do Tai Chi – neste texto, baseado nos escritos do Mestre Xuan Wu, debruçamo-nos sobre a essência das posturas corporais e dos movimentos na prática do Tai Chi.

Se desejar informações mais específicas, por favor envie-nos um mail para info@caminho-natural.org

16 Responses to Tai Chi

  1. Muito bom este artigo!…
    Parabéns e que a este se sigam outros!…
    António Serra

  2. Susana Marques's avatar Susana Marques diz:

    Fantástico! Simples e rigoroso, como não podia deixar de ser.
    Uma inspiração para quem não pode estar regularmente com o Mestre.
    E parabéns! Ficou mesmo muito bom.
    Susana

  3. Obrigada! Esperamos que os praticantes mais iniciados não se assustem com tanto pormenor… Talvez o mais importante no Tai Chi continue a ser treinar e descontrair…

  4. Paulo Sérgio's avatar Paulo Sérgio diz:

    De acordo, em especial com esta vossa última frase, é sem dúvida a que se adapta por inteiro ao espírito natural do Tai Chi, como vocês tão bem o definem!
    Continuem nesta missão, mantendo estes princípios, só teremos a beneficiar!
    Abraço
    Paulo Sérgio

  5. Muito obrigada Paulo! Um abraço.

  6. Maria Helena Heppelmann's avatar Maria Helena Heppelmann diz:

    Gostava de saber onde posso aprender e praticar esta modalidade, na zona de SINTRA. Agradeço a vossa ajuda.
    Abraço
    Maria Helena

  7. Boa tarde Maria Helena,

    Enviámos-lhe um mail de resposta. Cumprimentos.

  8. Conceição Gomes da Silva's avatar Conceição Gomes da Silva diz:

    Como ter acesso às aulas (Tai Chi ou Chi Kung) do Mestre Xuan Wu ou seus discípulos ? Morada, horários, preços ?

  9. Boa tarde,

    Pode ter toda a informação de horários e moradas aqui: https://caminho-natural.org/aulas/
    Para obter informações sobre outras condições, pode enviar-nos um mail para info@caminho-natural.org ou contactar directamente os professores.

    Um abraço.

  10. Maria Zinha's avatar Maria Zinha diz:

    Obrigada !

    Em breve entrarei em contacto.

  11. herick's avatar herick diz:

    adoro artes marcias

  12. Graça Mayet's avatar Graça Mayet diz:

    Boa tarde

    Enviei um email para info@caminho-natural.org, na secção de contactos, sobre a aula berta de 3 de Agosto no Jardim do Torel em Lisboa. das 18 às 19 horas, pois eu e o meu esposo pretendiamos assistir.
    Receberam esse email?

    Obrigada

    Graça

  13. Bom dia Graça. Recebemos e já respondemos. Até domingo!

  14. Pratiquei durante 25 anos artes marciais, especificamente shotokai e agora, depois de um interregno de cerca de 10 anos espero reencontrar a via única que estas práticas conferem, através do TAI CHI que comecei a desenvolver com M. José Bessa em Leça da Palmeira. Toda a informação que possa obter, bem como o intercâmbio de ideias com os que apreciam estas áreas do conhecimento são fatores que destaco em absoluto na minha atividade.
    Cordiais saudações
    Nelson Manuel Lopes Pacheco

  15. Paulo's avatar Paulo diz:

    Desculpem a pergunta leiga, mas gostaria de saber qual era a diferença entre chi kung e Tai chi.
    Estou na duvida, as duas artes parecem ser bastante interessantes mas qual delas escolher e porquê.

    Um bem haja.

  16. Caro Paulo,

    Chi Kung (ou Qigong) e Tai Chi (ou Taiji) são duas artes diferentes, mas com muitos pontos de intersecção, sobretudo porque na prática moderna do Taiji (que desenfatiza a componente marcial e enfatiza a da saúde e meditação), o Taiji praticamente se transforma em Qigong.

    Qi significa “energia” ou “sopro”, e portanto significa a respiração, o sopro, mas com aquele significado que a palavra também tinha no Ocidente antigamente, de “sopro vital”. Gong significa “trabalho, habilidade”, e portanto Qigong é uma espécie de método de treino da energia vital e da respiração. O Qigong varia muito de estilo para estilo e de escola para escola. Normalmente é composto por movimentos e exercícios suaves, em que se combina respiração com relaxamento e movimento natural.

    Taijiquan (Tai Chi Chuan) é uma arte marcial: Quan, punho. Taiji uma expressão da cosmologia taoista, um momento específico da alternância entre Yin e Yang. Isto diz-nos que se trata duma arte marcial cujas teorias se querem de inspiração taoista, e que usa os conceitos de Yin e Yang para definir estratégias de combate.

    O Taiji nasceu no século IXX da confluência entre um estilo mais antigo, da aldeia de Chen Jiagou (hoje chamado Taiji do estilo Chen), e de teorias e mestres modernos que o actualizaram em Pequim em meados do século, nomeadamente o célebre Yang Luchan, treinador de combate corpo a corpo de um dos batalhões da Guarda Imperial, e que está na génese de praticamente todos os outros estilos de Taiji (nomeadamente o estilo Yang, que é aquele que normalmente se ensina primeiro na nossa associação). Nos anos 20 e 30, a prática do Taiji mudou muito, e ele foi “descoberto” por uma geração nova de praticantes que o acharam especialmente adequado para ensinar o movimento e o relaxamento, e como método de exercício e preservação da saúde. É esse o método de Taiji que mais gente pratica nos tempos modernos, e que enfatizamos na nossa Associação (embora o nosso Mestre Wu Xuan também ensine a componente marcial aos alunos que por isso se interessem).

    Quando se pratica Taiji na óptica da saúde, ele de facto transforma-se num método possível de Qigong: exercício suave, que combina respiração, relaxamento, alinhamentos naturais e saudáveis, um estado mental calmo e semi-meditativo, e assim por diante. Mas o exercício de base do Taiji, a Forma de Taiji (ou Formas, o Mestre Wu ensina várias), vem da parte marcial e lembra-nos a origem da arte e liga-nos aos seus fundadores. É uma forma como as que praticam muitas outras artes marciais – Karate, Kempo, Taekwondo, etc… – uma coreografia que representa uma sequência de ataques, desvios, defesas, derrubes, pontapés, e que constitui um repertório técnico, um abecedário das técnicas de combate do Taiji.

    Espero que esta resposta lhe dê uma ideia do que são Qigong e Taijiquan, e sobretudo, que lhe dê vontade de vir praticar!

Os comentários estão fechados.