Missão atual
A associação Caminho Natural tem como principal missão homenagear o Mestre Xuan Wu, divulgar o seu trabalho e apoiar a ligação dos vários alunos ao Mestre, especialmente na atualidade, em que o Mestre reside numa pequena aldeia, perto de Tomar.
História
Em 2010, e após 20 anos a ensinar em Portugal, o Mestre Xuan Wu entendeu ser o momento de criar uma nova associação vocacionada para as artes internas. A Associação Caminho Natural surgiu assim de uma sugestão do Mestre Xuan Wu para a criação de uma associação de Tai Chi e Chi Kung exclusivamente direcionada para a saúde dos participantes.
A associação foi então fundada no dia 22 de Dezembro de 2010, pelo Mestre, e por Maria Reis Gomes e Sónia Malaquias, sendo posteriormente escolhidas, por convite directo do Mestre, as pessoas que ocuparam os cargos dos órgãos da Associação antes das eleições regulares, que ocorrem de 3 em 3 anos. A Caminho Natural representa assim a formalização de uma relação entre o Mestre Xuan Wu e alguns dos seus alunos de Tai Chi mais antigos.
A Caminho Natural não é uma associação desportiva nem cultural: foi classificada como ‘Outras atividades associativas’ – associações desenvolvidas com base numa causa geral ou particular e centradas na informação, comunicação e representação ou movimento de cidadãos.
A principal missão da associação é divulgar os ensinamentos do Mestre e orientar a prática do Tai Chi e do Chi Kung na vertente do auto-conhecimento físico, psicológico e espiritual, enquanto motor da saúde e do desenvolvimento dos praticantes. Segundo o Mestre Xuan Wu, a prática do Tai Chi e do Chi Kung deve ser o mais natural possível, procurando a descontração e a sintonia entre corpo e mente.
A Caminho Natural tem ainda como missão mais alargada reunir um conjunto de pessoas que partilhem os mesmos valores, objectivos e interesses por actividades que promovam a ligação mente-corpo e que contribuam para o desenvolvimento holístico do ser humano.
Como se associar
A Caminho Natural vive exclusivamente das receitas provenientes das quotas dos seus associados, pelo que convidamos todas as pessoas a juntarem-se a nós e a ajudarem-nos a cumprir a nossa missão principal: divulgar os ensinamentos do Mestre Xuan Wu, segundo uma visão holística do desenvolvimento pessoal dos praticantes.
Qualquer pessoa se pode associar à Caminho Natural, independentemente de praticar Tai Chi ou não. Também são bem-vindos praticantes de outras escolas e de outras artes, ou pessoas que não praticam nenhuma atividade física, mas que gostariam de nos apoiar.
Temos duas categorias de associados:
- Os sócios de pleno direito, que fazem parte do grupo de pessoas que decide o rumo da associação, têm os descontos máximos nas atividades que organizamos e pagam uma quota anual de 25 euros. Esta categoria foi pensada para todos os colegas praticantes de artes marciais, que de alguma forma gostassem de estar ligados ao desenvolvimento da Caminho Natural.
- Os amigos da associação, que não têm direito de voto na Assembleia Geral embora possam nela participar, que têm desconto nas atividades (igual a metade do que os sócios beneficiam) e que pagam uma quota anual de 10 euros.
Esta categoria foi pensada para todos as pessoas que partilham connosco a visão de um desenvolvimento holístico do indivíduo, através de atividades de ligação corpo-mente, e que gostariam de nos ajudar na nossa missão.
Para se associar, basta preencher a Ficha de Inscrição e enviá-la para o mail info@caminho-natural.org
Sejam bem-vindos!
Estatutos e Regulamento Interno da Caminho Natural
Podem ser consultados os Estatutos e o Regulamento Interno da associação.
Órgãos de Gestão da Caminho Natural (2020-2023):
Presidente: Mestre Xuan Wu
Direção: Maria Reis Gomes e Sónia Malaquias
Mesa da Assembleia: Susana Marques; Alexandre Calado e Nuno Faria
Conselho Fiscal: Paulo Côrte-Real; Álvaro França, Erika Robba e Filipe Cardeira