Chi Kung

O Chi Kung (QiGong) é uma prática terapêutica em que se realizam exercícios que combinam movimento suave e respiração controlada, e na qual a atenção e a visualização do praticante estão concentradas nas várias partes do corpo, de modo a alterar o fluxo de energia. Chi Kung significa literalmente “energia” (Chi ou Qi) e “habilidade, treino” (Kung ou Gong), ou seja, treino e desenvolvimento da energia (do corpo humano). Durante milénios, o Chi Kung foi conhecido por outros nomes – Dao Yin ou Nei Gong, entre outros – e estava frequentemente ligado à prática das artes marciais, de sistemas esotéricos de meditação e desenvolvimento espiritual e de sistemas de medicina preventiva.

Semelhante a outras práticas bioenergéticas ocidentais, o que diferencia o Chi Kung é que está profundamente ligado às teorias da Medicina Tradicional Chinesa, ou seja, utiliza a teoria dos meridianos e pontos de acupunctura, da circulação de energia e outros conceitos, para exercitar o corpo e a mente – aliás, do ponto de vista da Medicina Chinesa é impossível dissociar mente e corpo. Assim, quando um praticante está a fazer um exercício de Chi Kung está a manipular a energia do seu corpo de acordo com estes princípios.

O Chi Kung é um tipo holístico de exercício, muito diferente dos sistemas de exercício e ginástica modernos que apenas endereçam os componentes exteriores do nosso corpo, músculos e capacidade cardiovascular, muitas vezes correndo o risco de criar outros problemas (de articulações, postura, de esgotamento dos órgãos e assim por diante). No Chi Kung todos os sistemas do corpo são exercitados: os órgãos internos são suavemente massajados, as circulações de sangue e linfa são estimuladas, a capacidade respiratória é suavemente expandida e melhorada, as articulações são exercitadas de modo saudável, e assim por diante, ao mesmo tempo que o envolvimento mental do praticante representa um outro nível de exercício, com enormes benefícios a nível do relaxamento, da lateralidade do cérebro e da concentração. Todos estes benefícios fazem com que o Chi Kung seja um maravilhoso sistema de prevenção das doenças. Nalguns casos, e acompanhado por um instrutor competente de Chi Kung, o praticante poderá completar a sua prática com exercícios que tratem especificamente os seus problemas.

Para que o Chi Kung seja verdadeiramente eficiente na manutenção da saúde e no combate ao stress, deve, no entanto, ser praticado regularmente, de preferência todos os dias, para ir fortificando o corpo progressiva e suavemente. O praticante deve primeiro procurar aprender um sistema completo. Geralmente estes sistemas são constituídos por uma série de exercícios, cada um dos quais deve ser feito durante uma série de repetições. Uma vez que o praticante tenha atingido um grau de habilidade razoável com estes exercícios, poderá começar a explorar outros aspectos do Chi Kung.

Mestre Xuan Wu

Alguns conselhos para a prática de um sistema de Chi Kung – neste pequeno texto o Mestre Xuan Wu dá-nos quatro conselhos para a prática do Chi Kung: relaxar, persistir, abrir e fechar, e massajar a coluna.

Se desejar informações mais específicas, por favor envie-nos um mail para info@caminho-natural.org

38 respostas a Chi Kung

  1. Maria do Céu Santos diz:

    Boa tarde!

    Eu chamo-me Maria,e moro em Caldas da Rainha.Na minha zona não há estas praticas,principalmente o Chi-Kung,gostava de praticar e aprender,e não sei com quem posso ter mais informações,agradecia,se me pudessem dar mais indicações,não sei se aqui é o sitio certo para pôr a minha questão,peço desculpa se não for.Com os melhores cumprimentos .Maria

  2. Olá Maria! Obrigada pelo seu comentário. Este é um espaço de contacto e convívio e pode sempre colocar todas as questões que quiser. Tomámos a liberdade de lhe responder mais pormenorizadamente por mail. Um abraço.

  3. David Antunes diz:

    Comecei hoje a estudar Chi Kung com o Mestre Wu Xuan.
    Apercebi-me de alguns pormenores técnicos que nunca tinha visto em Mestre nenhum.
    Esperam-me muitos anos de aprendizagem…
    Um abraço!

  4. Obrigada pelo comentário David! Esperamos encontrá-lo mais vezes nas aulas do Mestre. Até breve.

  5. Ana diz:

    Olá bom dia!

    Encontrei esta página numa pesquisa por curiosidade acerca do tema após conselho de um amigo.
    Tenho um problema neuromuscular que afeta os membros inferiores e superiores tendo dificuldade de mobilidade.
    Na minha zona (Sever do Vouga – distrito de Aveiro) não existe qualquer centro desta prática.
    Gostava muito de praticar para saber se vale a pena no meu caso.
    Os melhores cumprimentos.

  6. Olá Ana,

    Enviámos-lhe um mail de resposta. Cumprimentos.

  7. ana diz:

    Ola! por não ter facilidade em freqüentar aulas,, gostaria de saber se é possível começar a praticar sozinha, e se sim é possível recomendarem alguma literatura ? Grata . Ana

  8. Olá Ana,

    Enviámos-lhe um mail de resposta. Cumprimentos.

  9. armanda maria carneiro de azevedo diz:

    Boa tarde,
    Chamo-me Maria,
    Moro no Porto,gostaria que me pudessem indicar onde poderei aprender e practicar. .

    Grata.
    Maria

  10. maria silva diz:

    Estive hoje na Quinta dos Lilases mas não encontrei qualquer aula.
    Gostava muito de praticar tai Chi num parque mas às 8 da manhã é-me difícil.

  11. Bom dia Maria,

    No Porto não temos actualmente nenhuma aula promovida pela Caminho Natural. Mas estou certa que haverá muitas escolas na cidade. Talvez fazendo uma pesquisa, experimentar algumas aulas e escolher a que mais se adequa a si. Boa sorte nessa procura. Se precisar de informação adicional, poderá contactar-nos através do email: info@caminho-natural.org

  12. Bom dia Maria Silva,
    Enviamos um mail com a resposta à sua questão. Um abraço.

  13. cristina diz:

    Boa tarde
    Em Coimbra existe a pratica /ensino do Chi Kung?
    Grata

  14. Bom dia Cristina,
    Enviámos um mail com a resposta à sua questão. Um abraço.

  15. Luis Filipe Miguens Rodrigues Cancela diz:

    Sou praticante de Aikido desde 1998 e o ano passado no dia 06.02 fui internado com um grave problema de coração, voltei aos treinos em Setembro (abertura nova época 2013/2014. Ontem numa Reunião Anual de Vendas num hotel no Algarve exprimentei uma aula de Tai Chi Chuan (fizemos movimentos Chi Kong) perdoem-me mas não me lembro do nome do Mestre, mas fiquei curioso e com vontade de saber mais sobre esta arte e também de começar a treinar.
    Vivo em Sintra, tenho facilidade para me deslocar, treino Aikido às quartas 20.00 H às 21.00 H e aos sábados das 11.00 H às 12.00 H e iniciei agora meditação às segundas das 18.30 H às 19.30 H. Gostaria de saber onde poderei começar a prática de Tai Chi Chuan?

    Obrigado,

    Cumprimentos,

    Luis Cancela

  16. Bom dia Luís,

    Enviámos um mail com a resposta ao seu comentário.
    Um abraço.

  17. Monica diz:

    Boa tarde! Em viseu pratica-se esta técnica em algum local? Senão gostaria de ajuda literária para iniciar a prática de chi kung, caso seja possível faze-lo. Muito obrigada

  18. André Fonseca diz:

    Boa tarde Sou de Sines gostava muito de aprender e fazer aulas de chi kung, qual o a cidade mais próxima de mim para aprender ou pelo menos começar sozinho a praticar, haverá alguma forma de começar?por vídeos ou literatura

  19. Boa tarde, André. Obrigada pelo comentário. A nossa resposta foi enviada para o seu email.

  20. F Marques diz:

    Uma pena o Caminho Natural não responder aqui em publico para todos saberem. Limita-se a enviar emails!

  21. Caro F Marques,

    O site da Caminho Natural tem como objectivo a divulgação do trabalho do Mestre Xuan Wu, missão da associação. Tudo o que sai deste âmbito não nos faz muito sentido publicar. No entanto, tentamos publicar todos os comentários que nos chegam e não gostamos de deixar os nossos interlocutores sem resposta, pelo que optámos por responder pessoalmente. Quando respondemos por email, sentimo-nos mais à vontade para falar de outras coisas, livros, ou outros sistemas, quando solicitados pelos leitores do site (e muitas das perguntas que recebemos vão nesse sentido: que livro aconselham, onde é que posso treinar, etc…), mas a página da Caminho Natural deve ficar exclusivamente para debater ou promover os ensinamentos do nosso Mestre.

    Caso gostasse de ter alguma informação adicional pode sempre contactar-nos através do mail info@caminho-natural.org

  22. Carla Duarte diz:

    Gostaria de saber onde posso praticar chi kung na zona de lisboa ou de odivelas.
    Muito obrigada

  23. Olá Carla,

    As aulas da caminho Natural incluem Chi Kung e Tai Chi. Pode ver os locais e horários aqui:

    Um abraço.

  24. Isabel Ceregeiro diz:

    Olá amigos
    Com os meus 75 anos de idade, gostaria de continuar a fazer exercício eficaz e sem ‘stress’ … O chi kung parece-me apropriado. Com alguma orientação posso praticar em casa? Foi a minha terapeuta de shiatsu que me falou nesta modalidade e fiquei interessada.
    Um abraço – Isabel

  25. Olá Isabel,
    O sistema de Chi Kung do Mestre pode ser praticado em casa, depois de aprendidos os exercícios e de uma continuidade na orientação do Mestre. Aliás, o Mestre Xuan Wu promove bastante a autonomia dos alunos. Apareça quando quiser para experimentar! Um abraço.

  26. nINI diz:

    OLÁ.SOU A NI, E ESTOU A VIVER EM AVEIRO, ADORARIA VOLTAR A PRATICAR MAS PRECISO DE SABER, ONDE?
    *AGRADEÇO A ATENÇÃO
    BJIIISS BRILHO *:)

  27. Boa tarde Ni,
    Infelizmente, não temos nenhum professor que siga os ensinamentos do Mestre em Aveiro… Boa sorte na sua procura.

  28. Boa tarde! Gostaria de saber qual o caminho a seguir para nos tornarmos instrutores de Tai Chi Chuan/ Chi Kung. Muito obrigado – Joana

  29. Boa tarde Joana,
    A Caminho Natural não tem nenhum percurso formal nem dá formação específica com vista à formação de instrutores. Os professores da associação são alunos do Mestre; alguns foram convidados por ele a dar aulas; outros fizeram-no por iniciativa própria, tendo posteriormente o Mestre dado o seu aval para o ensino das suas formas.
    Esperamos ter respondido à sua questão.
    Cumprimentos

  30. emanuel moura diz:

    ola boa noite eu moro na charneca da Caparica , pratico muai thay , mas gostaria de praticar quigong para poder ajudar-me e melhorar tb a minha concentração e não so mas não sei onde posso praticar

  31. Boa tarde Emanuel,
    Poderá ver as aulas promovidas por nós aqui: https://caminho-natural.org/aulas/
    Cumprimentos

  32. joao dionisio diz:

    Boas, pratico judo desde da idade dos 5 anos, agora que cheguei aos 40 tomei conhecimento do Chin Kung e gostaria de iniciar a sua actividade… Resido em lisboa… Obrigado

  33. Elis Rosane de Abreu Santos diz:

    Muito interessante!Gostaria de Aprender e praticar. Muito obrigada! Namastê.

  34. Antonio Veloso diz:

    Achei muito interessante e completo

  35. Luís Silva diz:

    Olá a todos,

    Eu queria iniciar-me no Chi Kung, alguém me sabe dizer boas opções de aulas em Lisboa?

    Obrigado.

    Cumpts

  36. Boa tarde Luís,
    Obrigada pelo seu comentário. Poderá ver as aulas que promovemos aqui:

  37. Alexandra Castanheira diz:

    Boa noite, gostava de saber onde posso frequentar aulas de chi kung no concelho de Oeiras . Obrigada a atenção dispensada.

  38. Boa tarde Alexandra,

    Pode ver as aulas que promovemos aqui: https://caminho-natural.org/aulas/
    Obrigada.

Os comentários estão fechados.