O Aniversário do Mestre, por António Serra

O tempo “voa” e nós quase que não damos por isso. Se calhar, nem o próprio Mestre, quando chegou a Portugal pensaria que as artes marciais (e não só) chinesas que foi transmitindo viessem a ter tantos seguidores.

O dia de sábado marcou mais um aniversário do Mestre Xuan Wu e uma festa onde estiveram reunidos várias dezenas de participantes – alunos. Houve reencontros, conversas adiadas que foram aproveitadas nesse dia, trocas de experiências e sobretudo um espírito de união entre todos… por “culpa” do Mestre.

No que pude reparar o também o aniversariante fez refletir a alegria interior que se expressou na forma exterior. Brincámos, rimos, conversámos num ambiente saudável e de uma forma despretensiosa… como convinha que fosse.

IMG_2960

O associativismo está na génese do ser humano desde os primórdios da sua existência. Aprender e ensinar constituem-se desafios, presumivelmente, desde que o Homem se conhece.

A expressão associativismo designa, por um lado a prática social da criação e gestão das associações (organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática: assembleia geral, direção, conselho) e, por outro lado, a apologia ou defesa dessa prática de associação, enquanto processo não lucrativo de livre organização de pessoas (os sócios) para a obtenção de finalidades comuns.

O associativismo, enquanto forma de organização social, caracteriza-se pelo seu caráter, normalmente, de voluntariado, por reunião de dois ou mais indivíduos usado como instrumento da satisfação das necessidades individuais humanas (nas suas mais diversas manifestações).

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 10 de Dezembro de 1948 estipula na alínea 1 do Artigo 20 que “Toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas.”.

A Associação Caminho Natural é apenas o veículo de transmissão desta vontade:

“Após quase 20 anos a ensinar em Portugal, o Mestre Xuan Wu entendeu ser o momento de criar uma nova associação vocacionada para as artes internas. A Associação Caminho Natural surgiu assim de uma sugestão do Mestre Xuan Wu para a criação de uma associação de Tai Chi e Chi Kung exclusivamente direcionada para a saúde dos participantes.”

 

 

Por tudo isto dizemos (uma vez mais): “Obrigado Mestre Xuan Wu! Que o seu aniversário se repita por muitos e longos anos”.

Sobre Caminho Natural

Associação para a divulgação do Tai Chi e do Chi Kung do Mestre Xuan Wu.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s