O tempo “voa” e nós quase que não damos por isso. Se calhar, nem o próprio Mestre, quando chegou a Portugal pensaria que as artes marciais (e não só) chinesas que foi transmitindo viessem a ter tantos seguidores.
O dia de sábado marcou mais um aniversário do Mestre Xuan Wu e uma festa onde estiveram reunidos várias dezenas de participantes – alunos. Houve reencontros, conversas adiadas que foram aproveitadas nesse dia, trocas de experiências e sobretudo um espírito de união entre todos… por “culpa” do Mestre.
No que pude reparar o também o aniversariante fez refletir a alegria interior que se expressou na forma exterior. Brincámos, rimos, conversámos num ambiente saudável e de uma forma despretensiosa… como convinha que fosse.
O associativismo está na génese do ser humano desde os primórdios da sua existência. Aprender e ensinar constituem-se desafios, presumivelmente, desde que o Homem se conhece.
A expressão associativismo designa, por um lado a prática social da criação e gestão das associações (organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática: assembleia geral, direção, conselho) e, por outro lado, a apologia ou defesa dessa prática de associação, enquanto processo não lucrativo de livre organização de pessoas (os sócios) para a obtenção de finalidades comuns.
O associativismo, enquanto forma de organização social, caracteriza-se pelo seu caráter, normalmente, de voluntariado, por reunião de dois ou mais indivíduos usado como instrumento da satisfação das necessidades individuais humanas (nas suas mais diversas manifestações).
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 10 de Dezembro de 1948 estipula na alínea 1 do Artigo 20 que “Toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas.”.
A Associação Caminho Natural é apenas o veículo de transmissão desta vontade:
“Após quase 20 anos a ensinar em Portugal, o Mestre Xuan Wu entendeu ser o momento de criar uma nova associação vocacionada para as artes internas. A Associação Caminho Natural surgiu assim de uma sugestão do Mestre Xuan Wu para a criação de uma associação de Tai Chi e Chi Kung exclusivamente direcionada para a saúde dos participantes.”
Por tudo isto dizemos (uma vez mais): “Obrigado Mestre Xuan Wu! Que o seu aniversário se repita por muitos e longos anos”.