O que aprendi com o Tai Chi e o Chi Kung – Testemunho de António Matias

Matias

Chamo-me António Matias, sou enfermeiro de profissão e habituei-me a reparar que as pessoas valorizam muito mais a cura das doenças do que a prevenção das mesmas. Como prezo muito a prevenção e a promoção da saúde bem como a forma física procurei uma prática que reunisse determinados requisitos essenciais, nomeadamente que fosse ministrada por um mestre oriental e que pudesse ser praticável ao longo da vida, ou seja, dos 20 aos 100 anos.

O Tai Chi e o Chi Kung são práticas da medicina chinesa e que me são ensinadas pelo Mestre Xuan Wu no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian e que fazem parte integrante da minha vida há cerca de três anos.

Aprendi  com o  Tai Chi e o Chi Kung que não se se separa o corpo da mente, aliás essas práticas exigem essa absoluta harmonia!

Aprendi que o corpo também tem memória, de tal forma que o corpo memoriza dezenas de posições que não estão no consciente!

Aprendi através da prática conjunta mimética e síncrona, que o grupo nos coloca em harmonia com o todo, ajudando cada um na busca pessoal da perfeição e da consonância com todas as coisas.

Aprendi que o Chi Kung é um excelente analgésico para as dores musculares e articulares, através do relaxamento em movimento do corpo.

Aprendi que o Tai Chi é um desafio permanente para o corpo e para a mente, porque melhora a flexibilidade do corpo e da mente.

Aprendi que o equilíbrio do corpo está no seu relaxamento e conseguindo isso consegue-se relaxar e equilibrar a mente.

Aprendi a conhecer melhor o meu corpo pois o Tai Chi e o Chi Kung apelam à concentração no próprio corpo, desenvolvendo a proprioceção de cada segmento.

Com o Tai Chi e o Chi Kung aprende-se através de um modelo holístico, a desenvolver em harmonia os diferentes níveis do ser humano (os de ordem física, mental, emocional e espiritual).

A prática do Tai Chi e do Chi Kung na busca da harmonia do interno (corpo) com o externo (todo), baseia-se na organização da natureza animal e vegetal.

Um dado importante sobre o Tai Chi e o Chi Kung é que, aparentemente, devido à prática destas modalidades, sinto-me em forma e nunca mais tive gripes ou constipações!

Sobre Caminho Natural

Associação para a divulgação do Tai Chi e do Chi Kung do Mestre Xuan Wu.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

2 respostas a O que aprendi com o Tai Chi e o Chi Kung – Testemunho de António Matias

  1. Obrigada ao Matias pelo seu testemunho!

  2. Excelente testemunho de quem “interiorizou” o que é importante nas práticas do Chi Kung e do Tai Chi. Parabéns.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s