Seminário nos Açores 2013 – Testemunho da Anita Braga

Nos dias 5 e 6 de outubro, realizou-se um workshop de Chi Kung e Tai Chi em Ponta Delgada, sob a orientação do Mestre Xuan Wu. A iniciativa partiu de Álvaro Raposo França e Mónica Cabral, com o apoio da Caminho Natural, e contou com a presença de 12 pessoas, entre praticantes atuais e antigos e ainda estreantes nestas disciplinas.

No primeiro dia do encontro, e como o tempo estava muito bom, a prática foi realizada no exterior do Complexo Desportivo da Escola Secundária das Laranjeiras. Uma breve explicação dos benefícios do Chi Kung antecedeu a apresentação e exploração conjunta de “Os Seis Sons Curativos”: Xu, He, Hu, Si, Chui e Xi.

IMG_20131005_160656_1

Ao longo do seminário esta prática foi repetida várias vezes, conseguindo-se, inclusive, uma harmonização energética entre os praticantes. Os benefícios para o bem-estar geral são mais do que evidentes e o nosso Mestre deixou alguns ensinamentos bastante úteis no que respeita a um estilo de vida saudável conciliado com a prática do Chi Kung. O seu discurso afável e próximo, pontilhado por algum humor, também foi uma tónica ao longo dos dois dias.

IMG_20131005_155833

Relativamente ao Tai Chi, a Forma 18 foi aperfeiçoada pelos presentes. Repetimos várias vezes intercalando com Chi Kung, e também foi alcançada uma evidente sincronia pelo grupo. No domingo chovia e, por conseguinte, trabalhamos na Sala de Judo do referido complexo desportivo.

IMG_20131005_161829

Em Ponta Delgada existem aulas de Tai Chi, ministradas por Mónica Cabral, três vezes durante a semana, e ao sábado, sob a orientação do Professor Álvaro França, o grupo de praticantes reúne-se num espaço verde da cidade (Relvão). Sob as copas de árvores centenárias, a partir das 9 horas, fluem as seguintes formas: 18, 22, 40, 42, Natural, Yin Yang, Flores, Xuan Tai Chi, Xing Yi, Sabre, Espada, Bengala e Leque. Uma ótima sugestão para o começo do fim-de-semana! Existe um projeto para a divulgação desta Arte Marcial que pretende, para breve, mobilizar mais pessoas para esta prática tão saudável e bonita. A ideia é ir ao encontro de futuros praticantes, promovendo demonstrações em jardins e praias.

Como balanço do workshop, uma palavra de muita satisfação e um grande obrigado ao Mestre Xuan Wu. Esperamos em breve o seu regresso! Xìe xìe!!!

Sobre Caminho Natural

Associação para a divulgação do Tai Chi e do Chi Kung do Mestre Xuan Wu.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s