Sábado, 31 de Março
9.00 -10.00 Encontro junto ao portão do Parque dos Carrascos
10.00 -12.00 Chi Kung e Tai Chi
12.00 -15.00 Almoço
15.00 -17.00 Chi Kung e Tai Chi
Domingo, 1 de Abril
9.30 Encontro junto ao portão do Parque dos Carrascos
10.00 -12.00 Chi Kung e Tai Chi
12.00 -15.00 Almoço
15.00 -17.00 Chi Kung e Tai Chi
Este seminário debruça-se sobre duas artes internas chinesas: o Chi Kung e o Tai Chi. As artes internas são uma via para o crescimento holístico e têm como objectivo último o desenvolvimento físico, psicológico e espiritual do indivíduo. No Chi Kung são realizados exercícios que combinam movimento suave e respiração, e nos quais a atenção e a visualização do praticante estão concentradas nas várias partes do corpo, de forma a trabalhar o fluxo de energia. O Tai Chi é uma arte marcial chinesa interna onde se aprendem formas – conjunto de movimentos lentos e sequenciais, rítmicos e precisos, nos quais se utiliza também a energia.
Para quando um seminário deste tipo também em Lisboa? Seria importante, creio eu, uma divulgação acessível, económica e geográficamente, do Tai Chi e do Chi Kung em diversos pontos do nosso país! Que acham e qual a vossa disponibilidade?
Muito obrigada pelos seus vários comentários, Paulo. Concordamos inteiramente consigo: é importante divulgar o Tai Chi e o Chi Kung pelo país. Por isso, tentamos organizar seminários em vários pontos: este ano já estivémos nos Açores e em Tomar, e contamos estar ainda em Montemor-o-Novo e no Algarve.
Como o Mestre Xuan Wu reside em Lisboa, nesta cidade temos tido maior preocupação com a divulgação das aulas regulares: a prática do Tai Chi e do Chi Kung faz para nós sentido numa base quotidiana e, em Lisboa podemos ter esse previlégio. Mas estamos sempre disponíveis para ideias e propostas! Venham elas!
Muito bem, vejo que já têm calendarizado mais actividades para o Alentejo e para Algarve, são locais aprazíveis para a prática do Tai chi nos meses de verão se realizadas em ambientes climatéricamente amenos e retirados do bulício balnear, mas seria bom estarem abertas a todos os interessados provenientes ou não dessas zonas que convosco queiram partilhar essas experiências.
Abraço
Paulo
Olá Paulo,
Os nossos seminários estão sempre abertos a todos os interessados, e na maior parte das vezes podem participar pessoas com ou sem experiência na prática de Tai Chi ou de Chi Kung. Em Montemor-o-Novo iremos estar este ano pela 4ª vez (o primeiro seminário que aí realizámos foi em 2004) e será já no próximo mês. No Verão é difícil treinar no Alentejo… 🙂 Estamos a ultimar os preparativos para anunciar as datas definitivas.
Um abraço
Olá,
Obrigado pela vossa informação, por vezes o mês de Maio já é quente e no Alentejo sente-se bem essas temperaturas mais elevadas, porém, desejo-vos um bom trabalho e que o sul de Portugal seja bem contemplado por uma boa divulgação destas práticas orientais.
Abraço